Inspiração em forma de notas e acordes

Exortação à loucura- Parte III

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Em muitas histórias o narrador se distancia, se imparcializa dos fatos para narrar melhor a história. Acreditem, se eu não tivesse acompanhado de perto sua trajetória, não saberia contar estes fatos, não saberia coisas que nem seus pais adivinhariam. Quer saber quem eu sou? Preferencialmente eu me escondo. Mas chegaremos lá.
    “Onde foi que eu errei??!”- Bradava esse questionamento  o pai de René ao ser sempre reconfortado pelos familiares quando lhes dava a notícia. Não era mesmo algo comum para uma família abastada de Marina Azul, ter tal acontecimento, como assunto-chave nas reuniões familiares. Todos tratavam o jovem como se ele tivesse um câncer, ou qualquer outro mau terminal. Enquanto seus parentes o viam com tom de misericórdia, eu o via com tom de desafio. Gostava dele. Conheci René numa bela tarde de segunda. Nunca imaginei que uma segunda-feira poderia ser tão brilhante em minha vida, tão especial. Todas as vezes que nos víamos desde então, era uma grande alegria. Ele tinha algo muito especial que não me permitia ficar longe de sua presença por muito mais que alguns poucos dias. Era verdadeiramente um louco desigual. Seu jeito de levar a vida, seus pensamentos compartilhados me faziam imaginar que ele vivia em mundo paralelo. Gostaria de tentar entender. Gostaria que você tentasse entender.
    Certo dia ele me contava sobre a loucura e me falou que muito estudava sobre isso desde que os outros insistiam em diagnosticá-lo desta maneira. Disse-me que precisava entender, mas que gostava. Gostava de sua loucura. “A loucura está nos olhos de quem vê. Ela é totalmente relativa. Todo pensamento compartilhado é oriundo de uma rede de concepções psicossociais. Um pensamento nunca é único, um mundo nunca é paralelo, eles se cruzam a todo instante. A loucura nunca é única em si, ela está em mim e ela está em você.” Esse foi o ponto onde começamos a conversar. O início de uma série de conversas incríveis e esclarecedoras.